propagandaMuitas são as razões que levam anunciantes a fazerem propaganda, mas essas podem ser divididas em dois grandes grupos: a propaganda com objetivos promocionais explícitos e definidos (de venda, formação de imagem, convencimento, ação temporal, atividades no ponto-de-vendas ou consumo) e a propaganda institucional;

A propaganda para promoção de vendas é aquela cuja função básica é a venda de produtos ou serviços de uma empresa e cujos resultados devem ser aferidos no curto prazo. Pode ser direta, como é o caso de um anuncio sobre a liquidação de uma loja, ou indireta, como no caso que se anunciam as virtudes – ou simplesmente o nome –  de determinada marca de produto ou serviço.

A propaganda, nesse caso, é feita porque as pessoas tendem a comprar (ou usar) os produtos (e serviços) que mais conhecem, nos quais acreditam mais e sobre os quais estão mais bem informadas.

Assim, a propaganda adquire importância fundamental no  processo econômico, uma vez que, de um lado, funciona como elemento vital para que as empresas conquistem mais consumidores e expandam suas atividades e, de outro, para que os consumidores estejam mais bem informados e possam escolher adequadamente o que consumir.

As principais tarefas da promoção de vendas são:

  • divulgação da marca para torná-la mais conhecida ou fazê-la mais intima dos consumidores que já a conhecem;
  • promoção da empresa para seus consumidores,  visando a aumentar sua presença entre eles ou ressaltando seus aspectos mais competitivos;
  • criação e expansão de mercado para a marca ou empresa através da conquista de consumidores;
  • correção do mercado, quando a imagem da marca ou da empresa não estiver sendo percebida de maneira adequada pelos consumidores ou quando estes não estiverem corretamente informados das características e vantagens do produto ou do serviço do anunciante;
  • educação do mercado, quando o consumo depender da formação de uma atitude ou hábito do consumidor,
  • consolidação e defesa do mercado , quando o importante for solidificar uma posição conquistada, através da reafirmação das qualidades da marca ou da empresa.

Quanto à propaganda de caráter institucional, seus efeitos são percebidos no longo prazo, na construção de marcas fortes e nos acúmulos residuais de campanhas feitas ao longo do tempo, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.

A propaganda institucional explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações (públicas e privadas), com teor eminentemente informativo ou reafirmando valores e vantagens competitivas sustentáveis dos produtos e serviços.

Outros gêneros de propaganda institucional também empregados são os que procuram gerar simpatias e ajudam a construir uma boa imagem as empresas anunciantes.

Além das campanhas competitivas, podem-se encaixar nesse caso a propaganda comunitária (em prol de alguma causa social), de fundo cultural (promovendo algum tipo de expressão artística), de utilidade publica (incentivando comportamentos uteis, pessoal e socialmente), de caráter beneficente, de fundo cívico (destacando datas e eventos) e outras de características e objetivos semelhantes.

Porque se faz Propaganda?

2 ideias sobre “Porque se faz Propaganda?

  • março 2, 2016 em 5:26 am
    Permalink

    Uma empresa que faz uma propaganda falça. Isto é, mostra algo bonito ou com qualidade e depois vende algo inferior daquilo que publicou e o cliente se apercebi que pagou e levou oque não queria.
    Esses estaria a expulsar o cliente indirectamente, o cliente não irá voltar mais a empresa mprensa e irá informar os outros, assim a empresa perderá os clientes e será mal vista.

  • março 2, 2016 em 5:38 am
    Permalink

    Uma propaganda faz se para chamar ou convidar o cliente a conhecer a sua marca para que possa adquiri -la.
    A empresa deve mostrar e vender oque exibiu, não pode vender algo diferente daquilo que publicou para que os clientes possam manter e que apareçam outros .
    Manter uma boa imagem ou procurar melhorar faz uma empresa crescer .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *