graficoA dominância de mercado é uma medida da força de uma marca, produto, serviço ou empresa, em relação a ofertas competitivas em determinadas condições. Valia-se até que ponto estas entidades controlam a sua categoria em uma área determinada, geográfica ou não.

Existem vários modos de calcular dominância de mercado. O mais direto é a participação de mercado, ou seja, a percentagem do mercado total servida por uma empresa ou marca. Para ilustrar, seria como fatiar uma pizza em várias proporções deferentes: se o líder  de indústria tem 50%, a seguinte maior poderia ter 25%, a próxima 12%, a depois 6%, e todas as firmas restantes combinadas poderiam ter 6% compartilhados.

Importante lembrar que a participação de mercado não é uma representação perfeita de dominância de mercado, pois devemos levar em conta as influências dos clientes, fornecedores, competidores em indústrias relacionadas e regulamentações do governo.

Embora não exista nenhuma regra rígida entre participação de mercado e dominância, os critérios a seguir mencionados são comumente aceitos.

Uma empresa, marca, produto ou serviço que em uma participação combinada de mercado que excede os 60%, provavelmente, tem poder de mercado e dominância de mercado.

Uma participação de mercado de mais de 35%, mas inferior a 60%, possuída por uma marca, produto ou serviço, é um indicador de força de marcado, mas não necessariamente dominância.

Uma participação de mercado de menos de 35%, possuída por uma marca, produto ou serviço, não é um indicador de força ou dominância e não deve levantar preocupações junto aos reguladores do governo.

O grau de concentração da indústria é usado como um indicador do tamanho relativo das principais empresas em relação à industria como um todo. Uma medida comumente utilizada para medir graus de concentração é a chamada concentração de quatro firmas, como uma percentagem  na industria total. Quanto mas alta for a razão de concentração, maior é  o poder de mercado das firmas principais.

Alternativamente, existe o índice Herfindahl, que mede o tamanho das firmas em relação à industria e é um indicador da competitividade entre eles. É definido como a soma dos quadrados das participações de mercado de cada firma individualmente. Como tal, pode variar ente 0 e 1, deslocando-se desde uma grande quantidade de firmas muito pequenas, para até um produtor monopolista único. Os acréscimos no índice Herfindahl geralmente indicam um aumento de poder e uma redução da concorrência.

O que significa concentrações de mercado?

Uma ideia sobre “O que significa concentrações de mercado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *