O marketing tem que ser entendido, pensado, planejado e executado a partir da perspectiva de quatro sistemas: civilização,ambiente-marketing sociedade, economia e universo empresarial, que influenciam as decisões mercadológicas no que concerne a, respectivamente, cultura, comportamento, consumo e competitividade.

O primeiro sistema é antropológico, o ambiente cultural, ou seja, o mercado deriva da estrutura da civilização e da herança histórica onde (país, região, área, mercado etc.) sua ação irá desenvolve-se. Cultura PE o mais amplo determinante ambiental do comportamento do consumidor, e, portanto, é um conceito muito difícil para profissionais do marketing lidarem.

O segundo sistema é o da sociedade, o ambiente político/Social, ou seja, as particularidades e as relações dos estamentos que constituem um grupo social em particular e que definem dinamicamente seus grupos e os processos de evolução de cada um e do conjunto.

O terceiro sistema é o da economia, os ambientes Econômico/legal e o Tecnológico, que tem a ver com a supraestrutura da economia, suas forças e fraquezas, a produção, a renda gerada e disponível, o grau de desenvolvimento e posição competitiva relativa de cada núcleo econômico dentro do pais, dos blocos e no mercado global.

O quarto sistema é o do universo empresarial, que inclui os microambientes mais próximos, nos quais o marketing está inserido, e dos quais recebe mais influencia, e sobre os quais pode exercer maiores interações que são o da Organização da Empresa (ou instituição), seus próprios recursos e Competências, suas Parcerias e Alianças e sua Concorrência.

O que significa Ambiente de Marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *