Sinergia é um conceito muito útil para se entender a abordagem sistêmica do marketing. Sinergia pode ser definida como ações cooperativas de agentes autônomos, de tal modo que os efeitos resultantes sejam maiores do que a soma dos efeitos tomados separadamente. Em outras palavras, a efetividade dos sistemas de marketing das organizações pode ser substancialmente melhorada através da cuidadosa sincronização, ou inter-relação, das ações de cada um dos elementos do sistema.

SinergiaSe um sistema de trabalho como um todo pode ser mais do que a soma de suas partes, um sistema de distribuição integrado de uma firma, por exemplo, é mais efetivo do que se os varejistas forem tratados separadamente s sem uma abordagem sistêmica com os canais atacadistas.

A eficiência dos sistemas de embalagem e design será muito maior se a força de vendas do fabricante puder obter uma exposição nas prateleiras dos canais varejistas, com boa visibilidade para os consumidores. Da mesma forma, uma estrutura de preços que não considere as ações promocionais não levará a resultados ótimos em nenhuma das áreas.

A sinergia pode ser obtida pela combinação de esforços no desenvolvimento de soluções compatíveis com os programas existentes nas maquinas dos usuários, ou nos sistemas integrados de entrega e cobrança, ou em sistemas inteligentes de informações sobre o mercado que sirvam para retroalimentar as tomadas de decisões de marketing.

O que é sinergia do marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *