O que é Marketing de desenvolvimento?

O marketing de desenvolvimento está associado a um estado conhecido como demanda latente. Um estado de demanda latente existe quando um número substancial de pessoas compartilham de um forte necessidade por algo que não existe na forma de um produto ou serviço real. A demanda latente representa uma oportunidade para o inovador de marketing desenvolver o produto ou serviço que as pessoas estavam desejando.

Exemplos de produtos ou serviços nos estados de demanda latente  abundantes. Muitos fumantes gostariam de um cigarro de sabor agradável que não contivesse nicotina e alcatrão (perniciosos à saúde). A introdução de tal produto seria um sucesso instantâneo, à semelhança do que ocorreu com o cigarro com filtro. Muitas pessoas gostariam de um carro que oferecesse, primordialmente mais segurança. e produzisse menos poluição do que os existentes. Há uma forte demanda latente por vias expressas urbanas, trens eficientes, parques nacional! não lotados, grandes metrópoles despoluídas, ruas seguras e bons programa de televisão.

O processo bem-sucedido de converter a demanda latente em demanda real é o do marketing de desenvolvimento. O especialista de marketing tem de ser um perito em identificar aquelas alternativas que possuam as maiores demandas latentes e em coordenar todas as funções de marketing, a fim de desenvolve o mercado ordenadamente.