ENDOMARKETINGHoje, podemos afirmar que o mais importante “produto” da área de Recursos Humanos é garantir que a empresa possua um conjunto de profissionais  plenamente identificados com a missão e a visão da organização, e, consequentemente, dispostos a ajudá-la a atingir seus objetivos.

A valorização e o reconhecimento dos clientes internos são fatores-chave para alcançar o sucesso das organizações, onde passam a ser colaboradores organizacionais. O profissional de recursos humanos trabalha no comprometimento de todos com os valores e os princípios da qualidade e o Endomarketing constitui uma das formas de atuação de seu profissional.

As ações de endomarketing estão voltadas  para atingir uma interação entre todos os setores da empresa a fim de atender ao cliente. A função da  organização consiste não na produção de bens ou serviços, mas na aquisição e detenção de clientes, ma realização de atividade que levem os colaboradores a quererem trabalhar com ela.

Para obter o comprometimento de todos os empregados da empresa, é necessário mostrar a eles seus valores e objetivos, levá-los a assumir compromisso com estes valores, incentivando-os. A partir disso, já uma melhora no clima organizacional e uma consequente melhora nos resultados.

O endomarketing consiste em duas linhas de ação,. A primeira é da atitude, que visa a conscientizar o empregado da importância estratégica de uma organização voltada para atender ao cliente. A atitude Isa a envolver e qualificar o empregado para que possa assumir responsabilidades e iniciativas dentro da empresa. A segunda linha é a da comunicação  interna, que tem como objetivo transmitir informações relevantes e estimulantes que  sejam capazes de ajudar a todos no cumprimento de suas tarefas e que estejam alinhadas com as campanhas externas. O endomarketing deve ser considerado parte da gestão estratégica e dos planos operacionais.

endomarketing

Em um planejamento e implementação de uma estratégia de endomarketing, alguns pontos devem ser considerados. Vejamos a seguir:

As lideranças devem reconhecer e aceitar o programa. Os empregados sentem a sua importância, quando lhes é permitido participar de um processo importante. Quando os empregados compreendem que são capazes de se envolver na melhoria de algo que lhes é importante, ficam dispostos a se comprometer com o negocio e com a estratégia de endomarketing. Ao fazer atividades no mercado, as reações dos colaboradores a estas campanhas devem ser consideradas. O ambiente de trabalho deve ser o melhor possível, para motivar os empregados , já que são importantes pelas na estratégia de endomarketing. Todos dever ter objetivos de melhorar as relações com clientes (não apenas as pessoas que fazer interface direto com o mercado).Todos devem desenvolver as habilidades de marketing interativo e ajudar no desempenho do marketing externo.

Com base nisso, o profissional de recursos humanos utiliza as técnicas de endomarketing no seus dia-a-dia de trabalho, ao, por exemplo, utilizar o conceito e a pratica de cliente interno, objetivando melhorar o ambiente profissional, ao encontrar e explorar os talentos individuais; ao incentivar o trabalho em equipe, propiciando resultados no tratamento com os clientes externos e ao desenvolver um sistema de comunicação que auxilie os empregados da empresa a cumprirem suas atividades em nível satisfatório. O profissional de recursos humanos precisa estar atento, prever as tendências do mercado e apresentar as melhores soluções que se enquadrem a cultura organizacional.

O que é Endomarketing?

Uma ideia sobre “O que é Endomarketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *