Uma auditoria de marketing é uma avaliação completa e objetiva da filosofia, metas, políticas, táticas e resultados do marketing de uma organização que ajuda os empresários a identificar área em que a percepção empresarial difere da realidade.

As auditorias de marketing foram originalmente introduzidas em empresas que estavam tendo dificuldades mercadológicas, e os que assim procediam buscavam as causas dos problemas imediatos com esperança de resolvê-los, e raramente pensavam no futuro. No entanto, a auditoria de marketing, atualmente, é uma ferramenta tanto para empresas com problemas quanto para vitoriosas. Não importa quão bem-sucedido for um esforço de marketing, é sempre possível fazer ainda melhor analisando os elementos do sucesso.

Além disso, existem momentos em que não fica clara a maneira como os elementos do composto mercadológico estão interagindo e a auditoria de marketing ajuda a explicar o processo para que possa ser utilizado de forma mais eficaz. Uma auditoria, basicamente, tenta determinar o que está sendo feito, avaliar como está sendo feito e então recomenda o que deve ser feito.

Uma auditoria deve ser feita em bases regulares em vez de ser requisitada apenas quando os problemas surgem. Além disso, dever ser feita de forma compreensiva, ou seja, incluindo todos os elementos do programa de marketing, mesmo aqueles que parecem estar indo muito bem, a estrutura das atividades de marketing e o desempenho dos vários programas e pessoas envolvidas.

O que é auditoria de marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *