No Brasil, os SAC – Serviços de Atendimento aos Consumidores, foram criados no inicio da década de 90, para atender ás exigências do CDC – Código de Defesa do Consumidor que incentivou a criação pelos fornecedores de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismo alternativos de solução de conflitos de consumo.

sacSão estruturas de atendimento ao consumidor com o objetivo de registrar eventuais problemas com produtos e serviços e encaminhar sua solução. Porem, com a evolução dos conceitos de marketing de relacionamento, os SACs ganharam importância dentro das organizações, passando a ser vistos como canal para a aplicação de técnicas para fidelizar clientes.

As soluções de SAC podem variar de tamanho, de acordo com as organizações, desde um numero de 0800 para chamadas gratuitas dos consumidores, até complexas estruturas de call center, com equipes especializadas e softwares intergrados aos sistemas de gestão.

O fundamental é que exista um processo para registro das chamadas que alimente os sistemas de informações, de tal forma a reduzir a sua incidência ou até eliminar as causas das ocorrências.

Quando a empresa oferece ao seu consumidor um beneficio, uma associação, um SAC, ou um privilegio, a empresa esta construído uma ponte de relacionamento, que atrai negócios. No entanto, quando a empresa cria um obstáculo, um cadastramento prévio ou dificuldades no atendimento, ela esta criando um muro de relacionamento, que afasta os negócios.

Para as organizações, também vale a máxima filosófica que afirma que, “se você se sente só, é porque você construiu muros ao invés de pontes”. Decida-se qual engenharia a empresa quer fazer”

No que consiste o SAC (Serviços de Atendimento aos Consumidores)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *