Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto- de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

É o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda.
É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

O merchandising tanto pode usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.

A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica – a hora da compra.

Em, inglês, merchand é mercador. Merchandising, portanto, significa destacar a mercadoria. Enquanto o Marketing explora imagem da empresa como um todo, incluindo logomarca, promoção, distribuição, mídia, tudo enfim, o merchandising é a exposição do produto. Mostrar o produto é fazer merchandising. Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela. Mas existe também o merchandising no ponto-de-venda, que tem como responsabilidade destacar o produto perante os demais. Assim, outdoors, placas em padarias, ônibus, degustação em supermercados também são ações de merchandising. Tudo o que coloca o produto em evidência é merchandising“.

Fonte: Merchandising no ponto-de-venda. Autora: Regina Blessa

Merchandising no Ponto de Venda
Classificado como:    

2 ideias sobre “Merchandising no Ponto de Venda

  • abril 13, 2011 em 1:51 pm
    Permalink

    Fiz o curso técnicas em vendas,e gostaria de por em prática e não sei por onde começar se vcs podem me ajudar com dicas eu agradeço.

  • maio 30, 2014 em 8:35 pm
    Permalink

    Por favor, se pudessem enviar-me modelos de fichas de controle de atuação do promotor de vendas no PDV, como formulários de pesquisa de concorrência, controle de material utilizado em cada pdv, enfim todos os formulários preenchidos pelo promotor de vendas na sua rotina de trabalho. Agradeço muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *