RH & MarketingUma empresa, ao definir seu posicionamento dentro do mercado, está transmitindo aos seus clientes o porquê de comprar seus produtos ou solicitar seus serviços a partir da distinção feita em relação a sua concorrência. Ao tentar construir  uma boa imagem, as empresas buscam atrair a atenção do cliente que procura, em um produto ou serviço, um beneficio, que pode ser considerado com busca de algo diferente ou inovador. A opinião e o desejo dos clientes no qual sua satisfação é fundamental para o sucesso de um produto ou serviço, dirigem as principais decisões das empresas.

Que papel a área de recursos Humanos tem dentro do posicionamento de uma empresa? A área de Recursos Humanos desenvolve  atividades para o alcance dos objetivos das empresas, através da influencia  que ela tem sobre a cultura das mesmas. Para uma eficiente gestão na área de Recursos Humanos, é importante alinhar algumas competências que, através de sua influencia determinante na cultura da empresa, levarão ao correto posicionamento da empresa no mercado: o pensamento  estratégico, o conhecimento do negocio e a comunicação.

A ação da área de Recursos Humanos deve orientar-se na consciência cultural da empresa de forma coerente com a definição da marca antes realizada, o que implica que a inserção da marca na mente do cliente é responsabilidade de todos, quebrando o paradigma de que isso seria exclusivamente da área de marketing. Isso significa que a atividade especifica de casa empregado deve ter como objetivo a busca por esse conceito. Todos devem refletir as característica do produto ou serviço que são transmitidas ao cliente através da marca.

A preocupação da empresa com o clima organizacional é importante. Hoje, ninguém consegue competir em num mercado global sem qualidade. Porem, é importante entender que a qualidade final do produto ou do serviço começa nas pessoas responsáveis por ele. Se essas pessoas não tem qualidade de vida, respeito e possibilidade de crescerem profissionalmente, esses valores acabam se refletindo na qualidade percebida do produto ou serviço. As empresas estão procurando um novo profissional que estenda seu papel em servir ao cliente, e saibam como se encaixa na cultura da empresa para agregar valor à marca.

Marketing e RH podem andar juntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *