Marketing é aplicável a todos os tipos de empresas, profissionais liberais e organizações de todos os tamanhos e gêneros?

Marketing é aplicável a produtos e serviços éticos. Deve respeitar, além das normas gerais, as de conduta de cada categoria ou setor. Do ponto de vista do marketing, os serviços e produtos devem começar a partir das necessidades dos indivíduos para quem são vendidos, e isto se aplica a serviços médicos, advogados, contadores, agências de propaganda, suporte de tecnologia etc., mesmo que existindo diferenças, por conta da dificuldade de tangibilizar e promover os benefícios e as vantagens competitivas.

O usuário potencial de serviços geralmente não conseguem testar o serviço competitivo antecipadamente para se decidir pela compra ou está limitado na sua capacidade de tomar uma decisão por ter menor conhecimento sobre o assunto do que o vendedor ou prestador de serviço. Em serviços, é necessário recorrer a fontes de referencia e experiências anteriores, pois a única e real evidencia que uma companhia pode oferecer é um registro dos seus trabalhos já feitos. Em outras palavras, é difícil diferenciar entre os argumentos apresentados a seu favor por diferentes prestadores do mesmo serviço

O serviço é pessoal, é a interação das pessoas, com um sem auxilio de equipamentos ou de processos. Mesmo quando tratamos de relações automatizadas ou serviços complexos, numa analise final, é a qualidade de sua interação que rege o sucesso ou o fracasso do esforço de marketing empregado por uma organização de serviço.

Quanto ao tamanho, existem inúmeros exemplos de empresas e organizações que começaram muito pequenas – do tamanho de uma garagem e se tornaram gigantescas por adotarem, desde o inicio, os conceitos fundamentais do marketing. Reconhecer e satisfazer economicamente as necessidades dos consumidores é condição inegociável, mesmo para aquelas que pretendem continuar pequenas – mas pretendem continuar atuando.

Marketing é aplicável a todos os tipos de empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *