Na nova era do Marketing Digital se tornou imprescindível saber tudo sobre seu consumidor, quem ele é, o que ele procura qual o seu perfil e seu comportamento na rede.

Existem aqueles que vasculham a rede em busca de informação, outros que buscam apenas diversão e aqueles querem se relacionar com outras pessoas. Para cada um desses perfis é preciso uma abordagem diferenciada a fim de conseguir o melhor retorno em um plano de marketing.

Quem é mesmo o consumidor on-line?

O consumidor on-line no Brasil representa as classes A, B e C, e acessa pelo menos uma hora a Internet toda a semana. Ele busca diversão, relacionamento e informação, usa as ferramentas de busca, participa de redes sociais e lê muito…

… Tão importante quanto conhecer o perfil do consumidor on-line é entender como ele se comporta, pensa e age no ambiente virtual. E é isso que vamos explorar em seguida.

O Comportamento do consumidor on-line

O consumidor on-line é a mesma pessoa, de carne e osso, que está na vida real lendo uma revista ou assistindo televisão. Mas quando ele entra na Internet, quando ele está on-line, surgem comportamentos que muitas vezes ele não apresenta na vida real por estar limitado pelas restrições de tempo, espaço ou dinheiro.

O que o consumidor vem fazer na net?

Em primeiro lugar, pense que, como acontece com o cinema em relação à televisão, o consumidor não está na Internet para fazer “a mesma coisa” que fazia em outra mídia. Lógico que ele pode também assistir a um programa de televisão ou ler um jornal por meio de seu navegador, mas mesmo assim ele está em outro ambiente, como acontece quando vamos ao cinema e nos comportamos de modo diferente de quando estamos assistindo ao mesmo filme na televisão;

Em segundo lugar, é necessário lembrar o que o consumidor está fazendo conectado junto a seu computador. Como já vimos, o consumidor moldou a Internet para atender a seus interesses. Basicamente, o consumidor criou um novo ambiente, que supre as deficiências e lacunas de outros meios.

O consumidor, quando está conectado á Internet, tem basicamente três desejos, três necessidade, que são como um farol-guia e nos ajudam a entender seu comportamento. Essas três necessidades, criadas e satisfeitas pelo  próprio consumidor, são: informação, diversão e relacionamento.

Fontes: A Bíblia do Marketing Digital – Fábio Torres

Marketing Digital – Saiba mais sobre o Consumidor On-line
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *