As mídias sociais são sites na Internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações e conteúdos pelas pessoas e para as pessoas, nas quais o consumidor é ao mesmo tempo produtor e consumidor da informação. Elas recebem esse nome porque são mídias, ou seja, meios de transmissão de informações e conteúdo.

Nas mídias tradicionais, como a televisão, o rádio e a imprensa. Embora haja algum nível mínimo de interação, o conteúdo é gerado por especialistas, como os jornalistas, e controlado por alguns poucos proprietários destes meios de comunicação. Já nas mídias sociais não há nem controle nem propriedade: o próprio consumidor é quem produz a informação e julga o que vale a pena ser lido e divulgado.

mídias sociais

Por serem colaborativas e socais, em geral carregam diversas ferramentas de relacionamento, permitindo que as pessoas se conheçam, troquem mensagens e criem grupos e consumidores, organizando assim tribos relacionadas a interesse comuns. Por serem mídias, transmitem informações e conteúdo, e estão abertas ao publico, que pode ler, ouvir ou ver o conteúdo e novamente interagir com as pessoas que o criaram.

Se observados atentamente, as mídias sociais resgatam, por meio da Internet, o modelo de comportamento mais básico do ser humano: um animal social, que sempre viveu em grupo, se comunicou, se alimentou e criou de forma coletiva. Isso explica o grande sucesso das mídias sociais. Elas simplesmente atendem o desejo mais básico das pessoas e, ao mesmo tempo as colocam no centro dos acontecimentos de sua tribo ou comunidade. Vale repetir a frase da estudante do Rio de Janeiro: “Na rua ninguém mais te cumprimenta. Aqui na Internet todo mundo se conhece”. Essa é a essência das mídias sociais: o relacionamento criado pela criação e compartilhamento coletivo de conteúdo, seja texto, vídeo, imagem ou áudio.

Marketing Digital – O que são Mídias Sociais
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *