História do Marketing – Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento DataBase e Endomarketing

A partir dos anos 50 nasce o marketing propriamente dito. Na Europa só foi aceito após a segunda Guerra mundial.

O Marketing tem suas origens no fato de que o homem é uma criatura com necessidades e desejos.Estas criam um estado de desconfortos nas pessoas, que se resolve através da aquisição de objetivos que satisfaçam a essas necessidades e desejos.

“O Marketing engloba todas aquelas atividades que representam o trabalho através de mercados, isto é, a tentativa de realizar trocas em  potencial”. (Philip Kotler 1996,pg 46)

No inicio era o consumidor. Produzindo,colhendo e caçando para o seu próprio uso, Depois veio o comércio, trocando sobras entre consumidores.A essa ação, séculos depois, deu-se o nome de “Marketing”.

Portanto, consideramos que o marketing teve seu inicio desde que homem sentiu a necessidade de trocar aquilo que não possuía ou o que não conseguia produzir, desde a antiguidade.

história do marketingO Marketing no Brasil teve seu inicio no final da década de 60, a palavra Marketing circula no Brasil com quase a mesma freqüência e intensidade que expressões como democracia.O Marketing no Brasil demorou a ser conhecido  ao ano de 1986, Marketing era visto como uma espécie de rito secreto.

Hoje, felizmente, o Marketing não é mais considerado um tabu no Brasil, entretanto, em termos conceituais o Marketing ainda é pouco abordado na prática empresarial.

Percebemos, então, que a iniciação do Marketing no Brasil se deu com grandes dificuldades, a começar pelo próprio nome que não sabia ao certo seu significado e depois os preconceitos comparando o Marketing  com rito secreto.

O Marketing era visto como uma função distinta e singular da atividade comercial,porém, em 1960 passa a se desenvolver a partir das necessidades dos clientes e ainda limitado ás ações de mercado. Entretanto na década de 70 o marketing além de focar o cliente, cuida de assuntos sociais mais amplos;visa não somente satisfazer as necessidades dos clientes, mas proporcionar satisfação maior do que oferecida pelos concorrentes.

Na década de 80 o marketing trata de trocas que satisfazem tanto o consumidor quanto fornecedor, sendo considerado uma disciplina basicamente manipulador.

O Marketing evolui atingindo presentemente já a sexta geração;da primeira a terceira geração que denominamos de primeira idade, são enfatizados aspectos internos da empresa, e da quarta geração em diante a segunda idade, o marketing está centrado na ótica do cliente.

A terceira geração tem a percepção interna na organização de que marketing é uma função da empresa e que passa a ser compartilhada por todos os demais administradores e funcionários.

A quarta geração passa a se ocupar de sentimentos dos consumidores e dos diferentes públicos, tanto internos como externamente, focando o seu posicionamento na mente do cliente.a empresa passa de desenvolver-se e a  envolver-se  com que disse Peter Drucker.”A empresa é o que os seus clientes pensam dela”.

A quinta geração caracteriza-se pelo enfoque do Max marketing, em que prevalece o Marketing de eficácia quase absoluto,um marketing sem desperdícios.

A sexta geração é o chamado no conceito empresarial, para o novo enquadramento do cliente. É o marketing direto de pessoa-a-pessoa,é o marketing em que foca o cliente com o centro da razão.A sétima geração se destaca o uso intensivo da tecnologia da informação.

Com a evolução do marketing apareceram novas tendências, e com a diminuição do número de intermediários entre produtor e consumidor; a industrialização estimulou a diversificação nas atividades de marketing, os meios de comunicação criaram novos métodos de publicidades e promoção , além disso aumentaram os esforços dos produtores em atender as preferências individualizadas.

Em sentido mais estrito , marketing consiste no conjunto de operações pelas quais uma empresa trata de assegurar a colocação de seus produtos no mercado, o qual abrange todas as facetas dos negócios de uma empresa que possibilitam, facilitam, ou ainda tornam a vida impraticável.O Marketing não cria apenas,desperta necessidade de consumo.As atividades de marketing existem no sentido de estimular desejos para satisfazer necessidades, mas necessidades em si situam-se acima da influência das empresas.

Marketing é fabricar produtos com qualidades que atendam às expectativas geradas no cliente e que o tornem cativo, é acima de tudo respeito ao consumidor, é uma filosofia de trabalho na qual toda empresa esta envolvida.Orientar o pessoal de atendimento a lidar com clientes, organizar serviços pós-vendas,manter um marketing eficiente e finalmente criar serviços que agreguem valor aos produtos e diferencie a empresa dos seus concorrentes.