Mercado – O conceito de troca leva, naturalmente, ao conceito de mercado. Nossa definição de mercado é:

Um mercado é uma arena para trocas potenciais. Um exemplo ilustrará este conceito. Suponhamos que um artista plástico demore três semanas criando uma linda escultura. Ele tem em mente um preço específico, mas a questão é se haverá alguém que trocará essa quantia de dinheiro pela escultura. Se houver, pelo menos, uma pessoa que o faca, pode-se dizer que há um mercado. O tamanho do mercado irá variar de acordo com o preço.

O artista poderá pedir um preço tão elevado que não haverá mercado para sua escultura. A medida que baixa o preço, geralmente aumenta o tamanho do mercado, porque mais pessoas poderão comprar a escultura. O tamanho do mercado depende do número de pessoas que possuem tanto:

1. um interesse no objecto como 2. uma disposição para oferecer os recursos exigidos.

Onde quer que exista um potencial para o comércio, existe um mercado.
Usa-se o termo “mercado”, geralmente, com algum termo qualificativo que descreva uma sensação -humana, tipo de produto, grupo demográfico ou localidade geográfica. Um ‘exemplo de mercado de sensação humana é o de “relax”, que existe porque as pessoas estão dispostas a trocar dinheiro por lições de ioga, meditação transcendente e controle de actividades vitais. Um exemplo de mercado de produto é o de calcados, assim definido porque as pessoas estão dispostas a trocar dinheiro por algo que chamam de sapatos.

Um exemplo de mercado demográfico é o dos jovens, assim definido porque as pessoas jovens que possuem poder aquisitivo estão dispostas a trocá-lo por produtos, tais como educação, biquínis, motocicletas e equipamento estereofônico. Um exemplo de mercado geográfico é o mercado francês, assim definido porque os cidadãos franceses representam uma localidade de transacções em potencial para uma ampla variedade de oens e serviços.

O conceito de mercado também cobre as trocas de recursos que não envolvem necessariamente dinheiro. O candidato político faz
promessas de um bom governo para um mercado de eleitores, em troca de seus votos. O lobbyIst oferece serviços a um mercado legislativo em troca de votos para sua causa.

Uma universidade desenvolve o mercado popular quando oferece jantares aos eleitores em troca de maior e melhor publicidade. Um museu desenvolve o mercado de doadores quando oferece privilégios especiais aos contribuintes em troca de seu apoio financeiro.

Definição de Mercado
Classificado como:    

Uma ideia sobre “Definição de Mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *