É possível que a auditoria tenha revelado poucos problemas nas etapas preliminares e ainda assim os planos de marketing correrem o risco de fazer água. As causas podem estar nos níveis táticos e operacionais.

Dentre as questões operacionais, que devem ser investigadas, estão incluídos o cumprimento da promessa de desempenho do produto; o recrutamento e a seleção do pessoal de vendas; o treinamento e a supervisão das equipes de atendimento; a avaliação das estratégias publicitárias em termos de adequação de mídia ou plataforma criativa; a seleção e a sincronia dos canais de distribuição ou o desequilíbrio na relação preço/valor. Os descontos, se muito altos afetam as vendas, se muito baixos afetam os resultados.

É possível encontrar também problemas nas relações entre o marketing e os outros departamentos da organização como: as questões relacionadas com o suprimento de matérias-primas que afetam a produção e acabam deixando revendedores desatendidos ou problemas com os softwares financeiros que impedem a emissão das faturas. Cada elemento da implementação deve ser checado porque a auditoria pode revelar pequenas questões que, isoladamente, não chegam a causar danos, mas que em conjunto podem trazer sérios efeitos.

Na medida em que a auditoria é essencialmente uma revisão de trabalhos feitos por pessoas, os seus resultados podem não ser insetos. Em empresas com vários departamentos funcionais, a questão do viés pode ser reduzida, mas não completamente eliminada, se pessoas de outros departamentos conduzirem as auditorias e se os responsáveis por cada um deles reconhecerem a necessidade de serem imparciais. Dependendo das suas estruturas, a auditoria pode ficar sob a responsabilidade de um departamento autônomo de um nível hierárquico compatível com o volume ou a importância dos investimentos de marketing.

Pode ser também recomendável que, em alguns casos, se constitua uma força-tarefa para conduzi-la. De qualquer modo, a auditoria mais efetiva é aquela conduzida por especialistas externo, não só para eliminar o problema do vês, mas também porque a empresa se beneficia da experiência do consultor.

 

 

 

De que forma a auditoria pode ajudar na implementação dos planos de marketing?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *