Mercado é um conjunto de pessoas e instituições, com poder de compra e a autoridade e intenção de comprar. É a demanda coletiva de um determinado produto ou serviço que pode ser atendida economicamente pelos produtos. É o contexto em que compradores e vendedores realizam transações. É o local físico ou virtual, limitado pela possibilidade de influencias das decisões de marketing. É o resultado dos ambientes político-legal, econômico, tecnológico e sociocultural em que determina organização está inserida.

mercadoComo aprendemos com Adam Smith, em Riqueza das Nações, “o consumo é o objetivo final e o propósito de toda a produção”. Esta afirmação deveria estar escrita no pórtico de todas as fabricas, para lembrar dos objetivos para os quais foram reunidos ali aqueles recursos de produção, e que a equação do produto só fecha se do outro lado estiver a equação do mercado.

E mais mercado é um conjunto de necessidades a serem satisfeitas. Assim, a formula Mercado = S x N x C, pode ser lida como Mercado = Satisfação x Necessidades x Consumidores significando que todos os mercados têm vários graus de necessidades que se multiplicam pelos vários graus de satisfação que, por sua vez, são multiplicados pelos vários graus de adequação ao consumidor-alvo.

Esta proposta de desconstrução de qualquer transação nesses três eixos trás para o marketing de empresas o fechamento dos nichos de oportunidades de diferenciação de sues produtos.

Como se define mercado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *