Estratégias de marketing, quanto à dominância no mercado:

  • liderança
  • desafiante
  • seguidor
  • nicho de mercado

Classificação genérica de Michael Porter:

  • liderança de custos;
  • diferenciação de produtos

Quanto à inovação:

  • pioneiros;
  • seguidores imediatos;
  • seguidores tardios

Quanto à estratégia de crescimento:

  • integração horizontal;
  • integração vertical;
  • diversificação (ou conglomeração);
  • intensificação.

Quanto à agressividade:

  • construir;
  • manter;
  • colher;

Como se classificam as posições estratégicas mais utilizadas em temos de dominância de mercado?

A despeito das métricas quantitativas, a maioria dos estrategistas de negócios categoriza qualitativamente as estratégias de dominância de mercado em quatro tipos: líder, desafiante, seguidor e nichos de mercado.

O líder de mercado é dominante em sua indústria. Tem participação significativa e extensos acordos de distribuição com varejistas. Tipicamente é o condutor a indústria em termos de desenvolvimentos inovadores, novos modelos de negócios e novos produtos. Tende a estar no limite de novas tecnologias e novos processos de produção e, algumas vezes, tem poder de determinar os preços de mercado ou os volumes ofertados.

Das quatro estratégias de dominância, é o que tem mais flexibilidade em desenhar estratégias, pois pode exercer a maioria das opções, porem, é uma situação muito visível e pode ser o objetivo de ameaças e ações regulamentadoras.

Pesquisas em efeitos de curva de experiência e os estudos do PIMs durante os últimos 25 anos concluíram que aquele tipo de liderança de mercado tende a ser a estratégia mais lucrativa na maioria das indústrias. Isso faz com que alguns autores aleguem que se você não pode conseguir suficiente participação de mercado para ter um jogador importante, você deveria sair daqueles negócios e concentrar seus recursos onde você pode aproveitar os efeitos da curva de experiência e economias de escala, e assim ser dominante

Contrário a isto, considero que, para uma enorme maioria de negócios de pequeno e médio porte, esta visão, com objetivo único de liderança, esteja superada. Afinal, temos que reconhecer que outras estratégias menos dominantes também puder ser efetivas.

Um desafiante de mercado é uma empresa em uma posição forte, mas não dominante que está seguindo uma estratégia agressiva para ganhar participação de mercado. Ele tipicamente persegue ao líder da indústria por exemplo, Pepsi-Cola), mas também tem em mira alvos menores, os competidores mais vulneráveis.

Um seguidor de mercado é uma empresa em uma posição forte, mas não dominante que está querendo manter a sua posição. O racional por de trás da estratégia PE que, desenvolvendo estratégias em desenvolvimento que são paralelas aquelas do líder de mercado, eles ganharão muito do mercado enquanto se expõem a muito pouco risco. Esta jogada estratégica de segurança é a forma como o Burgue King (www.burgerking.com.br/) retém seu posto atrás do McDonald’s (www.mcdonalds.com.br) , mesmo que isto signifique chegar ao Brasil muito depois do líder.

Na estratégia de nicho (ou estratégia de enfoque), a firma se concentra em uns poucos e selecionados objetivos de mercado. É esperado que, enfocando os esforços de marketing em um ou dois segmentos de mercado e customizando seu marketing para estes mercados especializados, você possa encontrar melhor as necessidades daquele mercado-alvo.

O nicho deve ser grande suficiente para ser lucrativo, mas talvez exigir esforços especiais em produção ou distribuição que o torne desinteressante para os jogadores importantes da indústria.

Nesta estratégia de nicho, a ênfase é dada às margens de lucro ao em vez das receitas ou da participação de mercado. As empresas tipicamente querem ganhar vantagens competitivas por questões de efetividade (beneficio), mais do que por eficiência (custo). Esta estratégia é mais adequada para firmas relativamente pequenas e tem muito em comum com estratégias de marketing de guerrilha.

Classificação de Estratégias de Marketing
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *