terceirizado

 As estruturas organizacionais estão cada vez menos concentradas ou verticalizadas e,como não poderia ser diferente com o marketing,suas atividades podem ser terceirizadas.

  • Produto – a Motorola (www.motorola.com) confia o desenvolvimento de seus produtos a software-houses,e talvez seja o maior contratante mundial de serviços de P&D.
  • Distribuição – as entregas para o mercado podem ser feitas com frota própria,ou através de terceiros,compartilhando logística ou serviços virtuais.
  • Vendas – as equipes de vendas, atendimento, serviço e suporte podem ser externas e gerenciadas através de representantes, agentes, distribuidores etc.
  • Propaganda é extremamente comum, e recomendável, que os serviços de propaganda sejam contratados através de agencias especializadas, bem como serviços e atividades promocionais.
  • Varejo – as lojas de franquia são responsáveis por uma fatia significativa do comércio.

Em todos os casos, o essencial é que sejam respeitados todos os critérios de terceirização; confiança, credibilidade, respeito aos objetivos comuns etc, e não se abrir mão da responsabilidade,do controle e da gestão do conhecimento.

marketing-terceirizado

Fonte: Livro Explicando Marketing Simplesmente

 

As atividades de marketing podem ser terceirizadas?
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *