marketing x vendasMarketing não é vendas – É claro que o Marketing prepara e desperta os desejos latentes do consumidor através de promoções, eventos, propaganda, embalagem, etc., deixa o cliente de braços abertos para a área de vendas. Toda estratégia de Marketing bem planejada, traz aumento na produtividade de vendas, mas é um engano achar que Marketing é só isso.

Engano maior é achar que Marketing é um departamento. Explico: Marketing é toda a empresa, todos os departamentos devem estar envolvidos com Marketing, ou seja, toda a empresa deve ter como alvo a satisfação do cliente e estar de olho na concorrência e no que rola no mercado. As metas e objetivos planejados devem ser de conhecimento de todos na empresa e, todos devem doar sua parcela de contribuição para o alcance dos objetivos. O Marketing Administrativo deve estar presente e eficiente nas empresas, porém neste momento vamos nos concentrar na relação que existe entre Marketing e Vendas.

A função de Marketing é identificar os grupos de clientes em potencial; sem Marketing a empresa não terá clientes em potencial. A função de Vendas é o contato um a um com estes clientes em potencial; sem Vendas a base de dados de clientes em potencial não é produtiva e não gera receita. Marketing é tudo o que você faz para despertar os desejos nos clientes, é alcançar e conquistar nichos de mercado. Vendas deve, no contato individualizado, detectar todas as possibilidades de negócios com estes clientes dos nichos alcançados por Marketing e assegurar que estes negócios serão fechados e o cliente surpreendido na satMARKETINGisfação.

Marketing e Vendas são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não faz Marketing sem Vendas e vice-versa.
Combinar estrategicamente os esforços de ambas as áreas é essencial para o crescimento de qualquer empresa, porém se os dois não estiverem alinhavados e alinhados o contrário também é verdade.

As empresas devem ter consciência de que já não basta a figura do “marketeiro” criativo, é necessário o profissional que além de criativo, sabe fazer contas, é relações públicas, sabe comunicar-se, gosta de pesquisar e sabe vender, assim como a figura do vendedor “tirador de pedidos” já não basta para a empresa, é necessário o profissional de alto desempenho, que sabe negociar, sabe comunicar-se, sabe identificar as reais necessidades dos clientes e sabe seduzir quando vende.

Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas

A diferença entre marketing e vendas
Classificado como:        

2 ideias sobre “A diferença entre marketing e vendas

  • janeiro 17, 2010 em 1:14 pm
    Permalink

    Caro Marco,

    Belo artigo o seu. Esclarece bem a diferença entre marketing (o todo) e vendas (sua parte, uma das mais importantes). Muita gente ainda confunde isso e mistura as bolas, praticando um pseudo-marketing que não traz resultados e o faz pensar que marketing é algo desnecessário.

    Grande abraço!

  • abril 20, 2010 em 2:00 am
    Permalink

    Olá,

    Adorei o site,fiz várias pesuisas sobre o tema na internet, e de fato, a grande maioria nós confundi muito acerca do tema.
    Que bom, pois agora estou muito bem esclarecida sobre a diferença.Além de ter outros artigos muito bons, que me serão muito úteis.

    obrigada,
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *